domingo, 16 de agosto de 2009

ACASOS

É incrível como algumas pessoas entram em nossas vidas e nos fazem ver coisas que não víamos há muito.
Podem ser pessoas que só passam, passam e nunca ficam, mas marcam. E talvez nunca venham a saber o quanto mudaram, mas simplesmente transformam.
São perguntas simples, despretenciosas, mas que nos abrem os olhos. De repente de um "E você ainda acredita que pode salvar o mundo?" vem toda uma avalanche de sonhos e esperanças que ficaram soterrados sob a dor e o peso da vida.
Essa pessoa que fez uma pergunta simples e inocente, provavelmente nunca faria diferença alguma, nem se tornaria digno de lembrança, no entanto ela não soube o terremoto que causou.
Trouxe de volta à superficie uma vontade que teve que ser esquecida pela dura cegueira da verdade.
De repente, de uma conversa desinteressante, reaparece o desejo quase invisível de voltar a acreditar no impossível, vontade de voltar a luta. E assim, acredito que todo mundo é memorável e com uma pergunta básica, a pessoa se torna notável....

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

OI
MEU NOME É JULIANA
EU?
BOM... ÉÉÉ... EU ESTOU LIMPA...
HÁ QUANTO TEMPO?
HUMM....
CONTAR MINHA HISTÓRIA? OK...

EU ME CHAMO JULIANA... TENHO 20 ANOS... A PRIMEIRA VEZ QUE EXPERIMENTEI EU TINHA 4 ANOS DE IDADE... APRENDI COM OS MEUS PAIS MESMO... NAQUELA ÉPOCA NÃO FAZIA TÃO MAL, OU PELO MENOS AS PESSOAS NUM SABIAM... E FOI PASSANDO O TEMPO A QUANTIDADE FOI AUMENTANDO... E AUMENTANDO... E QUANDO EU VI JÁ ERA TODO DIA... TODA HORA... EU TINHA NECESSIDADE DAQUILO... MEU DIA NÃO ERA O MESMO SEM, EU FICAVA MAL HUMORADA, GROSSA, BRAVA, AGRESSIVA... LÓGICO QUE COMO QUALQUER DROGA, NO COMEÇO TINHA SEUS EFEITOS COLATERAIS, EU FICAVA ELÉTRICA, NÃO DORMIA, COMECEI A TER OLHEIRAS... ATÉ QUE HÁ UNS DIAS MINHA MÃE REPAROU QUE EU NÃO CONSEGUIRIA MAIS PARAR.... E ASSIM EU VIM PARAR AQUI.

OI, MEU NOME É JULIANA E EU ESTOU HÁ 3 DIAS, 7 HORAS E 25 MINUTOS.............. SEM TOMAR CAFÉ!!!!